Powered By Blogger

terça-feira, 19 de maio de 2015

Hospital Ana Nery será referência em transplantes na Bahia

19/05/2015 18:30


Fortalecer o papel do Hospital Ana Nery (HAN) e esclarecer dúvidas dos servidores sobre a relação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram pontos abordados pelo secretário estadual Fábio Vilas-Boas, em visita à  unidade, em Salvador, nesta terça-feira (19). Em 2014, o hospital foi responsável por 64% dos transplantes de rim no estado. 

De acordo c9om Vilas-Boas, a política de captação de órgãos que pretende mudar a realidade baiana será lançada nos próximos meses. “Vamos ampliar significativamente os transplantes de coração, pulmão, rim, fígado, córneas, entre outros. Sabemos que o déficit de doadores é um problema mundial, mas existem estratégias eficazes relacionadas à capacitação de equipes e campanhas de sensibilização que colocaremos em prática”.
O secretário destacou que o Hospital Ana Nery, unidade de saúde estadual, deve se consolidar como centro de referência em transplantes e cirurgias cardíacas. “Há um desejo legítimo de construirmos um projeto sustentável de longo prazo, onde caminharemos para uma gestão dos leitos 100% regulada e, cada vez mais, integrada à rede do SUS, atendendo às necessidades dos pacientes de todo o estado e não apenas do ensino e pesquisa”. Em sintonia com a Sesab, o diretor -geral do HAN, o médico-cardiologista Luiz Carlos Passos, que assumiu a unidade há 30 dias, reforçou o compromisso de ampliar o acesso aos cuidados para doenças cardiovasculares a pacientes de todo o estado.
Gestão
Diferente do noticiado por alguns veículos de comunicação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informou, por meio de nota oficial, que a transferência de gestão do Hospital Ana Nery ainda está sendo negociada. Atualmente ela é feita em conjunto com o Estado da Bahia e a Ufba. Na próxima quinta (21) acontece a primeira reunião entre representantes da Sesab, da Ufba e da Ebserh para discutir os termos do novo convênio.
A unidade pertence ao Estado e, para garantir o fluxo de financiamento do HAN, o orçamento do teto de média e alta complexidade da Bahia é descontado na fonte de forma pré-fixada, ainda em Brasília, no valor de R$ 84 milhões. O recurso é repassado à Ufba, que faz a gestão administrativo-financeira da unidade, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex). O governo estadual ainda suplementa o orçamento da unidade com recursos próprios e com aproximadamente 200 funcionários.
Fonte: Secon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário