Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Programa Estadual de Transplante terá cooperação técnica da Argentina

 
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) firmou protocolo de intenções com o Instituto Nacional Central Único Coordenador de Ablação e Transplante (Incucai), da Argentina, para o desenvolvimento de um programa de cooperação técnico científica na área de doação e transplante de órgãos e tecidos. O convênio de cooperação técnica foi assinado em Buenos Aires, durante o 11º Congresso Internacional de Doação de Órgãos, pelo presidente do Incucai, Carlos Alberto Soratti, e pelo médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplante, que na oportunidade, representou o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

Segundo o médico Eraldo Moura, a Bahia é o primeiro estado brasileiro a firmar um convênio de cooperação técnico científico com o país vizinho, que possui um programa de transplante bem estruturado, e registra um número de doações de órgãos e tecidos maior que o Brasil. O Incucai, ainda de acordo com Eraldo Moura, é responsável por todo o programa de transplantes da Argentina.

O convênio de cooperação firmado entre a Sesab e a instituição argentina tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e de profissionais de saúde para o desenvolvimento de pesquisas e protocolos no âmbito do processo de doação/transplante. Além disso, o Incucai deverá assessorar a Sesab na implantação de um banco de tecidos para transplantes.
Confira aqui mais informações sobre o evento no site da Incucai

A.G. Mtb 696/Ba

Central de Transplantes/argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário